Erro nº 1: usaremos seu logotipo!
Isso é tudo que você pode pensar em oferecer ao criar sua proposta de patrocínio? O erro nº 4 é presumir que seu patrocinador em potencial deseja apenas o logotipo em suas camisetas, sites, materiais promocionais, etc.
Quantos outdoors você viu no caminho para casa? Você pode me dizer cada outdoor que viu no caminho para casa e a ordem deles? Você pode me dizer o número de telefone e o site de cada um?
Você pode? NÃO? Bem, você acabou de ajudar a mostrar por que venho ensinando há anos que não se trata apenas de colocar o logotipo do patrocinador ou a camiseta grátis.
Isso é um erro porque, em vez de apenas dizer a um patrocinador que usaremos seu logotipo e daremos a ele uma colocação premium, devemos procurar criar experiências para nossos patrocinadores e clientes.
Em vez de apenas oferecer a colocação do logotipo, pense em outras maneiras exclusivas de oferecer exposição e valor aos seus patrocinadores. Que tipo de oportunidade única ou única você poderia oferecer para ajudar seus patrocinadores a saber que você está criando um ganha-ganha-ganha.
Erro # 2: pular as letras miúdas
O patrocinador disse “sim”, você assinou o acordo e eles te deram um cheque! Terminamos, certo? ERRADO!
Se você deseja conseguir patrocinadores, entender o acordo de patrocínio é fundamental e é por isso que o erro nº 5 é pular as letras miúdas. Só porque eles disseram “sim”, não significa que seu trabalho acabou. Muitos contratos de patrocínio contêm detalhes sobre quando e como você receberá seus pagamentos. Muitas vezes, esses pagamentos podem ser vinculados a resultados específicos. Quando estava começando no patrocínio, cometi esse erro e é por isso que incentivo a todos a lerem os acordos. Não fomos pagos em um contrato de patrocínio porque perdemos um marco simples nas letras miúdas. Não deixe isso acontecer com você.
Em vez de pular as letras miúdas, você deve ler atentamente o contrato de patrocínio e fazer perguntas de esclarecimento antes de assiná-lo. Depois de assinado, mantenha uma cópia do seu contrato de patrocínio em um lugar facilmente acessível para você e qualquer pessoa de sua equipe que esteja trabalhando na ativação do patrocínio. Eu pessoalmente crio uma pasta para cada patrocinador que inclui toda a documentação importante.
Erro nº 3: Ligar para o CEO
Pode-se pensar que ligar para o CEO ou o CMO de uma empresa é a melhor maneira de obter um “sim”. FALSO! A menos que você já tenha um relacionamento pessoal com o CEO ou CMO, ligar para eles é o erro nº 6.
Se você deseja ser patrocinado por grandes corporações, é provável que elas tenham uma pessoa ou equipe em tempo integral que cuida do orçamento e das aprovações de patrocínio. Essas mesmas pessoas recebem centenas, senão milhares de propostas e solicitações de patrocínio todas as semanas. Ligar para o CEO ou outro executivo de nível C pode parecer uma ótima ideia, mas muitas vezes você receberá um “não” imediato ou as informações que encaminhou para o escritório deles acabam no fundo da pilha quando surgem questões mais urgentes. Além disso, por experiência pessoal, os coordenadores de patrocínio com quem lidei não gostavam de se sentir como se um potencial afilhado os contornasse ou os superasse para tentar obter um sim.
Em vez de ligar para o CEO, descobrir quem contatar. Se você não sabe por onde começar, os departamentos de marketing, recursos humanos ou RP são um ótimo lugar para começar. Se por acaso você faz muito networking, encontre alguém que tenha sido patrocinado por uma marca com a qual deseja trabalhar e peça uma apresentação.
Nossa fábrica de impressão comercializa várias soluções de impressão sob medida, incluindo impressão camisetas, impressão em cartão pvc, impressão livros pequenas tiragens… em Salvador.